sábado, 15 de maio de 2010

BLOGAGEM COLETIVA - DOENÇA CELÍACA


Olá meninas...

Hoje, dia 15 de maio, é DIA INTERNACIONAL DOS CELÍACOS (pessoas com intolerância permanente ao glúten) e a Flávia do blog http://artenacozinha.blogspot.com/ fez o convite para que no dia de hoje postássemos uma receita que não contenha glúten. Eu, particularmente, não conheço nenhuma receita (que eu tenha provado e aprovado) mas fiz uma busca no google e achei essa receita de panquecas sem farinha que foi dada no programa Mais você que coincidentemente eu assisti e me pareceu bem saborosa e levinha... então vamos a receitinha.


PANQUECAS SEM FARINHA DE TRIGO

ANA MARIA BRAGA - MAIS VOCÊ ( DIA 19/03/2010)

Massa:

-1 xícara (chá) de arroz cru
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- 1 tablete de caldo de frango ( sem glúten )
- 2 ovos
- sal a gosto

Recheio:
- 600 g de coxa de frango sem pele e picada na ponta da faca
- sal a gosto
- 2 dentes de alho grande picadinhos
- 200 ml de caldo de frango
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar
- suco de 1 limão
- 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
- 2 colheres (sopa) de molho de peixe (nampla)
- 2 cebolas roxas cortadas em tiras
- 2 colheres (sobremesa) de gengibre ralado
- folhas de hortelã, coentro e manjericão picadas a gosto
- 2 colheres (sopa) de arroz cru tostado e moído

Modo de Preparo

1- Numa tigela deixe de molho 1 xícara (chá) de arroz cru em 3 xícaras (chá) de água, fora da geladeira por no mínimo 12 horas. Depois deste tempo escorra e reserve.

2 - Num liquidificador coloque o arroz (que ficou de molho e já escorrido), 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sobremesa) de margarina, 1 tablete de caldo de frango, 2 ovos e sal a gosto e bata bem por 1 minuto esta massa.

DICA: se você quiser dar cor e mais sabor nas panquecas, experimente acrescentar no liquidificador folhas de espinafre aferventadas ou açafrão em pó ou beterraba assada e bater junto com a massa. 2- Numa frigideira, em fogo médio, aquecida e untada com manteiga coloque uma concha da massa da panqueca e espalhe cobrindo todo o fundo da frigideira. Doure um lado por 1 minuto, depois, com cuidado vire a panqueca com uma espátula e doure o outro lado por mais 1 minuto. Retire a panqueca da frigideira e repita este procedimento com toda a massa. Reserve. 3- Tempere 600 g de coxa de frango sem pele e picada na ponta de faca com sal a gosto e 2 dentes de alho grande picadinhos. Numa panela esquente 200 ml de caldo de frango com 1 pitada de sal e 1 pitada de açúcar. Acrescente o frango (temperado acima) e cozinhe em fogo bem baixo, até que esteja cozido (3 a 4 minutos para que não fique duro). Junte suco de 1 limão, 1 pimenta dedo-de-moça picadinha e 2 colheres (sopa) de molho de peixe (nampla), 2 cebolas roxas cortadas em tiras, 2 colheres (sobremesa) de gengibre ralado, folhas de hortelã, coentro e manjericão picadas a gosto, 2 colheres de arroz assado e moído e misture bem.

4- Pegue uma panqueca (feita acima), coloque o recheio de frango (ou de sua preferência) e enrole (ou faça trouxinhas amarrando-as com uma folha de cebolinha). Repita esse procedimento até terminar com as panquecas. Sirva com molho de sua preferência e salada.


Mesmo sem conhecer alguém com essa doença, eu quero com essa postagem poder ser solidária com aqueles que sofrem com esse tipo de problema.


BEIJINHOS....

2 comentários:

Fla disse...

Querida, super obrigada viu. Já estou colocando sua receita no blog.
Agradeço demais a colaboração!
Beijos
Fla

Tauana disse...

Oie Paty!!
Obrigada pela dica, acredita que eu não conhecia esse blog, é que a gente têm tão pouco tempo que acaba não tendo tempo muitas vezes de conhecer novos blogs... vou correndo lá continuar fuçando.
Bjokas!!

Blog Widget by LinkWithin

Algumas postagens anteriores... vale a pena conferir!